top of page
  • Foto do escritorAssoc. Pediátrica Viana

Prevenção de Acidentes | 3-5 Anos

Atualizado: 3 de set. de 2018



Regras de ouro


CASA: Fixe as estantes à parede para evitar que tombem. Não deixe ao alcance da criança fósforos, isqueiros, alimentos quentes, etc. pelo risco de QUEIMADURAS. Se em sua casa

houver armas de pressão de ar ou de caça, lembre-se que estas devem estar sempre descarregadas e absolutamente fora do alcance da criança. Use protetores de tomadas ou instale tomadas protegidas. Proteja janelas e portas com acesso a varandas. Não deixe ao alcance da criança facas, caixas de costura ou de ferramentas, pelo risco de lesões.


PARQUE INFANTIL: Ensine a criança a não passar junto de um baloiço em movimento. Se andar de bicicleta ou trotinete usar material de proteção como o capacete. Nunca deixe a criança ao cuidado de outras crianças.


EXTERIOR: Comece a ensinar à criança regras de segurança rodoviária. Ensine à criança regras de segurança em relação a estranhos. Vigie as suas brincadeiras. O bebé não deve estar exposto ao sol, a não ser no início da manhã ou ao fim da tarde e deve utilizar um protetor solar mineral.


AFOGAMENTO: Não deixe a criança sozinha no mar, na piscina ou no rio. O uso de braçadeiras apenas é admissível em águas pouco profundas e sempre sob vigilância dos adultos. Pa águas agitadas recomenda-se a utilização de colete salva-vidas. Aplique sempre protetor solar.


ENGASGAMENTO: Cuidado com os alimentos duros e lisos, como os amendoins ou outros frutos secos, castanhas ou tremoços que podem ENGASGAR e sufocar. A criança deve alimentar-se em local tranquilo e sentada.


Prevenção de intoxicações:

  • Sempre que comprar produtos tóxicos ou corrosivos, escolha aqueles que possuem tampa de segurança.

  • Mantenha sempre os medicamentos e os produtos químicos e de limpeza em segurança, bem rotulados e bem fechados, fora do alcance e do olhar das crianças.

  • Não arrume os produtos tóxicos junto de produtos inofensivos e nunca mude os produtos de umas embalagens para as outras nem os deite em garrafas de bebidas.

  • Em caso de intoxicação ligue de imediato para o Centro de Informação Antivenenos: 808 250 143

Cadeira automóvel:

  • Transporte a criança numa cadeira própria, no acento traseiro, bem instalada e virada para a frente.

Auxiliares de flutuação:

  • Consultar na internet: inserir em motor de busca: “APSI: recomendações sobre auxiliares de flutuação”

 

Autor - Ana Isabel Sequeira

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page