top of page
  • Foto do escritorAssoc. Pediátrica Viana

O que é o Gás hilariante e a que devemos estar atentos?



O que é?

Trata-se de Óxido Nítrico/ Protóxido de Azoto (N20). Também é conhecido na gíria e entre adolescentes como "Nangs”, “ Whippits”, “Hippie Crack” e “Chargers”.

O N20 é utilizado como prática comum nos hospitais (quando misturado com oxigénio) em procedimentos dolorosos na Medicina pelas suas propriedades analgésicas, ansiolíticas e amnésicas.

Mais recentemente o seu uso entre adolescentes de forma recreativa tem-se tornado frequente em festas e festivais, sem que estes estejam familiarizados com os seus potencias efeitos adversos.

A eles voltaremos mais à frente.

Primeiro:


Como funciona?

Este gás existe quer em reservatórios usados para encher balões, quer em “carregadores” de latas de chantilly ou de forma individual ( até setembro de 2022 podia ser comprado em supermercados de forma livre). A internet é também um facilitador para obtenção desta substância de forma barata e fácil.


O seu consumo ocorre de forma inalada. Pode ser diretamente do recipiente de protóxido de azoto, ou de forma indireta: transferindo o gás para balões e depois inalando diretamente do balão.



Quais os seus efeitos? O que faz sentir? Porque são usados?

“Nangs” são usados em festas em adolescentes que procuram gargalhadas instantâneas. Os efeitos são de euforia, riso/gargalhada, relaxamento, alterações de sensibilidade, alucinações visuais/ auditivas.


Tem efeitos adversos?

SIM! Quer a curto prazo ( imediatamente após inalação) e a longo prazo.

N20 pode provocar enjoos, ansiedade e paranóia.

Adicionalmente, provoca diminuição da concentração de oxigénio no cérebro podendo por isso provocar desmaios. É Importante estar longe de fogueiras, lagos, ou outras fontes de perigo onde uma queda possa provocar ainda mais “estragos”!


A longo prazo, um abuso crónico de N20 pode ter consequências ainda mais sérias!

O Protóxido de Azoto torna a Vit B12 inativa no nosso corpo e esta Vitamina é importante em variadas funções:

- formação de glóbulos vermelhos

- desenvolvimento cerebral e células nervosas ( síntese de mielina)

- reparação de células e tecidos

Desta forma, um consumo a longo prazo ou “Binge” – inalação de grandes quantidades e de forma repetida num curto período de tempo pode ter as seguintes consequências:

- anemia

- dificuldades de memória

- hiperpigmentação cutânea

- doenças neurológicas

- depressão

- alterações sensitivas permanentes


Quanto tempo demora a atuar?

O efeito procurado é imediato. Uma questão de segundos.


Qual a duração do seu efeito?

Dependendo da dose, usualmente 1-2 min.


Vicia?

É possível ficar dependente desta droga ainda que a evidência seja limitada


Legislação?

Em setembro de 2022 (portaria n.º 232/2022) foi adicionado o N20 à lista de substâncias psicoativas PROIBIDAS, “cujo consumo tem vindo a ser identificado em contexto recreativo pelos seus efeitos euforizantes, analgésicos e ansiolíticos, acompanhados por uma alteração sensorial da percepção de espaço e tempo e distúrbio da coordenação motora, podendo o seu uso continuado provocar, a longo prazo, sérios danos no sistema imunitário, alterações na memória, entre outros danos neurológicos”.




Autores: André Costa e Silva, Sandrina Martins, Serviço de Pediatria da ULSAM

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page