• Assoc. Pediátrica Viana

Prevenção de Acidentes | 10-12 Meses



Regras de Ouro


CASA: Cuidado com o que o seu filho já pode ser capaz de fazer! Puxar uma toalha de mesa, um fio do ferro de engomar ou alcançar objetos perigosos em cima de uma bancada podem pô-lo em risco. Pode ser aconselhável colocar cancelas à entrada ou saída das divisões mais perigosas da casa, como a cozinha ou o wc. Proteja as tomadas, os cantos dos móveis e fixe bem objetos grandes ou pesados, como estantes ou a televisão, para que não possam tombar sobre a criança.


QUEIMADURAS: Proteja as LAREIRAS, radiadores e outras fontes de aquecimento. Atenção ao fogão, o bebé pode queimar-se gravemente na porta do forno ou pode puxar as pegas dos tachos, panelas e frigideiras se estas ficarem voltadas para fora. NUNCA deve cozinhar com o bebé ao colo. Nunca ponha panos sobre as lâmpadas ou candeeiros porque podem incendiar-se. Cuidado também para o bebé não tocar em lâmpadas. O bebé não deve estar exposto ao sol, a não ser no início da manhã ou ao fim da tarde e deve utilizar um protetor solar mineral.


ENGASGAMENTO: Ao fazer a introdução das refeições da família, tenha muita atenção aos alimentos duros e lisos, como frutos secos, castanhas ou tremoços que podem ENGASGAR e sufocar. Deverá ter este cuidado até a criança ter 4 ou 5 anos. Evite brinquedos com um diâmetro inferior a 32 mm e retire partes soltas ou destacáveis, bem como fios compridos. Não permita que o bebé use brincos, fios, pulseiras ou anéis pois podem sufoca-lo. As pilhas, para além de engolidas ou aspiradas, podem também intoxicar.


AFOGAMENTO: Nunca deixe o bebé sozinho na BANHEIRA, mesmo que a quantidade de água seja muito pequena – basta meio palmo de água para uma criança se afogar. Coloque sempre um tapete antiderrapante no fundo da banheira. Não deixe banheiras, alguidares ou baldes com água. Para as suas férias, prefira casas sem piscina ou com piscina vedada.


Prevenção de intoxicações:

  • Sempre que comprar produtos tóxicos ou corrosivos, escolha aqueles que possuem tampa de segurança.

  • Mantenha sempre os medicamentos e os produtos químicos e de limpeza em segurança, bem rotulados e bem fechados, fora do alcance e do olhar das crianças.

  • Não arrume os produtos tóxicos junto de produtos inofensivos e nunca mude os produtos de umas embalagens para as outras nem os deite em garrafas de bebidas.

  • Em caso de intoxicação ligue de imediato para o Centro de Informação Antivenenos: 808 250 250


Cadeira automóvel:

  • No automóvel deverá continuar a viajar voltado para trás pelo menos, até aos 18 meses. O lugar mais seguro para viajar é no banco traseiro.

Autor - Ana Isabel Sequeira

42 visualizações
Contactos

Morada: Estr. de Santa Luzia 50, 4900-408 Viana do Castelo, Portugal

Email: associacaopediatricaviana@gmail.com

 

Telefone: 258802444