• Assoc. Pediátrica Viana

Higiene do sono | 6 meses - 2 anos


Nº TOTAL DE HORAS DE SONO:

  • 6 MESES: 12-15 horas/dia (sono noturno e 2 a 3 sestas diurnas)

  • 12 MESES: 11-14 horas/dia (sono noturno e 2 sestas diurnas)

  • 14 MESES. 11-14 horas/dia. Pode deixar de fazer a sesta da manhã, passando a fazer só uma sesta por dia. Se se aperceber que, nesta fase de transição, a sesta da tarde começa a ser muito curta ou inexistente, tente acordá-lo cada vez mais cedo na sesta da manhã e voltar a deitá-lo na sesta da tarde, de forma a que a sesta após o almoço seja maior que a da manhã até que esta deixe de ser necessária. Nesta fase de transição pode haver necessidade de deitar o bebé mais cedo à noite.

  • 2 ANOS: 13 horas/dia (sono noturno e uma sesta diurna. Há bebés que necessitam das 2 sestas até aos 18 meses).

Mantêm-se as mesmas medidas gerais aconselhadas em idades anteriores.

REGRAS DE OURO


Elimine acessórios

As crianças têm ciclos de sono de 45 minutos e quando acordam só conseguem voltar a adormecer nas mesmas circunstâncias em que adormeceram da primeira vez. Se necessitarem de um acessório para adormecer (ex. um som, a mama, o biberão, o colo, o toque, a voz, o carrinho de passeio ou o ovo…) vão solicitá-lo sempre entre estes ciclos de sono.


Deitar cedo

O nosso organismo tem uma hora definida para acordar e a criança vai despertar sempre a mesma hora independentemente da hora a que se deitou. Se se deitar tarde e dormir pouco vai ficar exausta. Uma criança exausta é mais difícil de adormecer.


Estabelecer uma rotina agradável

A criança é exposta a muita informação nova diariamente. O único acontecimento que é previsível para a criança e que, consequentemente, lhe traz segurança e tranquilidade, é a rotina. Estabeleça uma rotina antes de deitar, procure que seja sempre a mesma e que se adapte à rotina familiar.


Palavra-chave

Use sempre a mesma palavra para que a criança a associe ao sono. Uns minutos antes avise a criança da hora de dormir, não a tente enganar, pois cultivará o sentimento de insegurança.


Ofereça um brinquedo especial

Pequeno peluche ou mantinha que só são oferecidos para dormir, para que a criança o associe ao sono. Estes acessórios transmitem segurança à criança, já que podem ficar com ela durante toda a noite.


Autora: Ana Isabel Sequeira

225 visualizações
Contactos

Morada: Estr. de Santa Luzia 50, 4900-408 Viana do Castelo, Portugal

Email: associacaopediatricaviana@gmail.com

 

Telefone: 258802444