top of page
  • Foto do escritorAssoc. Pediátrica Viana

Higiene do sono | 3-6 meses


O Sono dos 3 aos 6 meses

  • Aproximadamente 15 horas de sono por dia (dividido em sono noturno e pelo menos três sestas por dia).

  • Mantenha a rotina de COMER – BRINCAR – DORMIR. A partir dos 3 meses já não necessita de se alimentar à noite para dormir. À noite, não reaja a todos os sons. Aguarde para que volte a adormecer, garantindo a sua presença, mas de forma a adormecer sozinho, sem acessórios. Se houver dificuldade em adormecer, tente eliminar o eventual fator desfavorecedor (calor, frio, febre, fralda suja ou fome…).

  • Se ficar agitado no berço, aguarde um ou dois minutos para entender se ele se acalma sozinho. Se der sinais de estar a ficar irritado, pegue-lhe no colo e acalme-o. Ao primeiro sinal de sonolência volte a coloca-lo no berço.

  • Nesta altura o bebé já sabe distinguir o dia da noite, por isso pode colocá-lo a dormir a sesta na penumbra, pois isso ajudará a manter o sono mais tempo.

Regras de ouro


Elimine acessórios

Os bebés têm ciclos de sono de 45 minutos e quando acordam só conseguem voltar a adormecer nas mesmas circunstâncias em que adormeceram da primeira vez. Se necessitarem de um acessório para adormecer (ex. um som, a mama, o biberão, o colo, o toque, a voz, o carrinho de passeio ou o ovo…) vão solicitá-lo sempre entre estes ciclos de sono.


Deitar cedo

O nosso organismo tem uma hora definida para acordar e o bebé vai despertar sempre a mesma hora independentemente da hora a que se deitou. Se se deitar tarde e dormir pouco, vai ficar exausto. Um bebé exausto é mais difícil de adormecer.


Estabelecer uma rotina agradável

O bebé é exposto a muita informação nova diariamente. O único acontecimento que é previsível para ele e que, consequentemente, lhe traz segurança e tranquilidade, é a rotina. Estabeleça uma rotina antes de deitar, procure que seja sempre a mesma e que se adapte à rotina familiar.


Palavra-chave

Use sempre a mesma palavra para que o bebé a associe ao sono. Uns minutos antes, avise o bebé da hora de dormir. Não o tente enganar, pois cultivará o sentimento de insegurança.


Ofereça um brinquedo especial

Um pequeno peluche ou mantinha que só são oferecidos para dormir, para que o bebé o associe ao sono. Estes acessórios transmitem segurança ao bebé, já que podem ficar com ele durante toda a noite.


Não se esqueça - deve respeitar as medidas de prevenção do Síndrome de Morte Súbita do Lactente
 

Autora: Ana Isabel Sequeira

219 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page