top of page
  • Foto do escritorAssoc. Pediátrica Viana

Higiene do Sono | 0-3 meses


O sono dos 0 aos 3 meses


  • Aproximadamente 14-17 horas de sono por dia (dividido em várias sestas por dia). O horário é estabelecido pelo bebé.

  • Estabeleça a rotina de COMER – BRINCAR – DORMIR: esta rotina permite que o bebé se alimente melhor (não adormeça enquanto se alimenta) e que não associe a alimentação com o sono.

  • Aprenda a interpretar os sinais de sono do seu bebé. Quando ele der sinal de estar com sono (cerca de 30 a 45 minutos depois de ter acordado): acalme-o e coloque-o no berço ainda acordado e deixe-o adormecer sozinho.

  • Se ficar agitado no berço, aguarde 1-2 minutos para entender se ele se acalma sozinho. Se der sinais de estar a ficar irritado, pegue-lhe no colo e acalme-o. Ao primeiro sinal de sonolência volte a colocá-lo no berço.

  • Tente que durma durante a noite no berço, no escuro e em silêncio e durante o dia noutra divisão da casa, com luz e som ligeiros. Estará a ajudar o bebé a distinguir o dia da noite.

Regras de ouro


Elimine acessórios

Os bebés têm ciclos de sono de 45 minutos e quando acordam só conseguem voltar a adormecer nas mesmas circunstâncias em que adormeceram da primeira vez. Se necessitarem de um acessório para adormecer (ex. um som, a mama, o biberão, o colo, o toque, a voz, o carrinho de passeio ou o ovo…), vão solicitá-lo sempre entre estes ciclos de sono.


Deitar cedo

O nosso organismo tem uma hora definida para acordar e o bebé vai despertar sempre à mesma hora, independentemente da hora a que se deitou. Se se deitar tarde e dormir pouco, vai ficar exausto. Um bebé exausto é mais difícil de adormecer.


Estabelecer uma rotina agradável

O bebé é exposto a muita informação nova diariamente. O único acontecimento que é previsível para ele e que, consequentemente, lhe traz segurança e tranquilidade, é a rotina. Estabeleça uma rotina antes de deitar, procure que seja sempre a mesma e que se adapte à rotina familiar (ex. banho, ouvir música…).


Palavra-chave

Use sempre a mesma palavra para que o bebé a associe ao sono. Uns minutos antes, avise o bebé da hora de dormir. Não o tente enganar, pois cultivará o sentimento de insegurança. Diga a palavra-chave quando estiver a adormece-lo (“vamos fazer ó-ó” ; “é hora de dormir”).


Não se esqueça - deve respeitar medidas de prevenção Síndrome Morte Súbita do Lactente
 

Autora: Ana Isabel Sequeira

485 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page