Proteger do Sol
Todos nós precisamos do Sol, no entanto uma exposição curta ao Sol é suficiente para manter normais os seus níveis de vitamina D. Por outro lado, uma exposição prolongada ao Sol acarreta efeitos nocivos, sendo a complicação a longo prazo mais temida o cancro de pele. O número de novos casos de cancro na pele tem aumentado em todo o mundo e a exposição aos raios UltraVioleta (UV) do Sol na criança e consequentes queimaduras solares nesta idade são um fator de risco conhecido.
As atividades ao ar livre são muito importantes e são incentivadas, mas a exposição solar sem as devidas medidas de proteção acarretam riscos para a saúde, desde queimaduras solares a aumento do risco de cancro de pele.
Quem precisa de proteção contra o Sol?
TODOS! Moreno ou mais branquinho, todos se devem proteger.
Quando deve iniciar esta proteção?
As medidas de proteção contra raios UV devem ser iniciadas desde que comece a exposição solar.
Como fazer essa proteção?
Uso de protetor solar
O protetor solar deve ser usado todo o ano, não só no Verão!
Outras medidas
Procurar a sombra.
Evitar a exposição solar nas horas de maior calor quando os Raios UV atingem a Terra com maior intensidade.
Não expor ao sol crianças com menos de 1 ano de idade por longos períodos.
Usar óculos de sol, chapéus/bonés, mangas compridas e calças frescas especialmente nas horas de maior calor.
Beber água, mesmo sem sede, para evitar a desidratação.
Cuidado!
Os dias enevoados proporcionam uma sensação ilusória de segurança contra os raios UV, no entanto a radiação que nos atinge nesses dias é suficiente para provocar queimadura solar.
Notas:
Entre 50-80% dos danos causados pela exposição solar durante toda a vida de um indivíduo, são provocados entre a infância e a adolescência.
Protetor Solar:
Existe uma grande variedade de protetores solares que protegem contra radiação Ultravioleta B e/ou A. Inicialmente a grande preocupação era a radiação UVB, porém os efeitos nocivos do fotoenvelhecimento e oncogénese são também induzidos pela UVA, daí que cada vez mais se aconselhe o uso de proteção solar contra ambas as radiações.
UVA - penetram nas camadas mais profundas da pele provocando fotoenvelhecimento e risco aumentado de neoplasia cutâneas.
UVB - penetram de modo mais superficial sendo responsáveis por queimadura solares e neoplasias cutâneas.
Os filtros solares existentes nos protetores solares podem ser minerais ou sintéticos atuando por reflexão e absorção da radiação solar, respetivamente.
Os filtros minerais ( também chamados de físicos ou inorgânicos) contém substâncias como óxido de zinco e dióxido de titânio.
Os filtros sintéticos ( também designados químicos ou orgânicos) podem provocar reações cutâneas na pele como dermatite.
As designações water-resistant e very water resistant são adotadas para protetores solares que mantem a capacidade de proteção solar mesmo após 2 ou 4 banhos de 20 minutos respetivamente.
O que quer dizer o número na frente do Protetor Solar (15,30,50)?
Quanto maior o número, maior a proteção. O número refere-se ao FPS - Fator de Proteção Solar. Por exemplo, um FPS de 10 indica uma proteção 10x maior com o Protetor Solar do que sem ele. Na prática se uma pessoa sem Protetor Solar ficar queimada em 12 min, com o uso do Protetor só deverá ficar queimada 12x10=120 min, 2h depois.
Recomendaçãoes de apliacação em idade pediátrica:
Menores de 6 meses - não é recomendável aplicar proteção solar.
Menos de 3 anos- a exposição solar deve ser minimizada, protegendo-os com chapéus, óculos de sol, roupa fresca e que cubra a pele e protetor solar acima de 30.
O protetor solar deve ser aplicado em todo o corpo da criança, sobretudo nas áreas mais expostas. Deve usar-se um fator de proteção acima de 30 (preferencialmente fator 50+), idealmente com filtros minerais (particularmente abaixo dos 2 anos de idade) e resistente a água!
André Costa e Silva, Sandrina Martins, Serviço de Pediatria da ULSAM
Comments