• Assoc. Pediátrica Viana

Prevenção de Acidentes | 6-10 Anos

Atualizado: 3 de Set de 2018



Entre os 6 e os 10 anos a criança vai-se tornando mais consciente do perigo, mas tem ainda pouca capacidade para avaliar o “risco real” das situações.
Nesta fase há um aumento significativo dos ambientes em que a criança vive e tendencialmente diminuem a vigilância e influência dos pais.
Aproveite todas as oportunidades para lhe explicar os riscos que corre.
Saiba sempre onde e com quem está a criança.

CASA: Lembre-lhe que a cozinha não é o local ideal para brincadeiras. Não deixe ao alcance da criança fósforos, isqueiros, alimentos quentes, facas, caixas de costura ou de ferramentas ou armas de pressão de ar ou de caça pelo risco de lesões.


EXTERIOR: Se andar de bicicleta, patins, trotinete usar material de proteção como o capacete, joelheiras e cotoveleiras. Nunca deixe a criança ao cuidado de outras crianças. Ensine à criança regras de segurança rodoviária. Ensine à criança regras de segurança em relação a estranhos. Vigie as suas brincadeiras.


AFOGAMENTO: Não deixe a criança sozinha no mar, na piscina ou no rio. Se possível, ensine-a a nadar. Aplique sempre protetor solar.


Prevenção de intoxicações:

  • Sempre que comprar produtos tóxicos ou corrosivos, escolha aqueles que possuem tampa de segurança.

  • Mantenha sempre os medicamentos e os produtos químicos e de limpeza em segurança, bem rotulados e bem fechados, fora do alcance e do olhar das crianças.

  • Não arrume os produtos tóxicos junto de produtos inofensivos e nunca mude os produtos de umas embalagens para as outras nem os deite em garrafas de bebidas.

  • Em caso de intoxicação ligue de imediato para o Centro de Informação Antivenenos 808 250 143

Automóvel:

  • Quando viajar de automóvel, a partir dos 7 anos e até ter 1,35 m, a criança poderá usar um banco elevatório desde que o cinto de segurança não incomode no pescoço e se o automóvel tiver encosto de cabeça. O cinto de segurança deverá ser colocado sobre o ombro e sobre os ossos da bacia e nunca debaixo do braço da criança.

  • A criança deve viajar no banco traseiro do automóvel.

Autor - Ana Isabel Sequeira

34 visualizações
Contactos

Morada: Estr. de Santa Luzia 50, 4900-408 Viana do Castelo, Portugal

Email: associacaopediatricaviana@gmail.com

 

Telefone: 258802444