O que é a contraceção?
São os métodos ou dispositivos usados para prevenir uma gravidez.
Métodos barreira
Impõem um obstáculo físico para dificultar ou impedir o movimento dos espermatozóides em direção ao trato reprodutivo feminino. A sua eficácia depende do uso correto. Idealmente deve ser usado em associação a outro método mais eficaz na prevenção da gravidez.
O preservativo é o ÚNICO método contraceptivo que oferece também proteção contra infeções sexualmente transmissíveis.
Contraceção oral combinada
Contracepção hormonal combinada (CHC) são os métodos contraceptivos que contêm uma associação de estrogénios e progestativos que impedem a ovulação. Existem diversas vias de administração oral, transdérmica (“selo”) e vaginal (anel vaginal), sendo a oral a mais utilizada (pilula).
Durante a fase de crescimento característica da adolescência a dose de estrogénio deve ser de 30µg, Doses inferiores podem interferir na aquisição de massa óssea.
Como tomar a pilula?
Deve ser iniciada no 1.º dia do ciclo menstrual (período). Se a toma tiver lugar nos primeiros 5 dias do ciclo menstrual não é necessário utilizar um método contraceptivo adicional para prevenção da gravidez.
Deverá ser respeitada a hora da toma, bem como os intervalos recomendados para os diferentes preparados, habitualmente 7 dias. (Tomar 21 comprimidos, parar 7 dias e reiniciar ao 8ºdia). Durante o período de pausa haverá a menstruação (hemorragia de privação).
O que fazer se me esquecer?
1 cp: tomar logo que possível; pode-se tomar 2 pílulas no dia seguinte.
2 cp na primeira semana: usar contracepção adicional nos 7 dias seguintes; se coito sem proteção usar contracepção de emergência.
2 cp na segunda semana: usar contracepção adicional nos 7 dias seguintes; não é necessário usar contracepção de emergência se os comprimidos da primeira semana foram correctamente tomados.
2 cp na terceira semana: terminar a embalagem e iniciar de imediato outra e usar contracepção adicional nos primeiros 7 dias.
Outros benefícios
·Regularização dos ciclos menstruais.
Redução das dores menstruais.
Redução da síndrome pré-menstrual.
Redução do fluxo menstrual e prevenção da anemia.
Diminuição dos quistos funcionais.
Redução da incidência e severidade da acne.
Redução do crescimento do pêlo
A pilula engorda?
Os CHC podem ser susceptíveis de provocar ligeiras (± 1 a 2 kg) variações de peso nas mulheres que iniciam o uso, mas não alterações grandes.
A pilula NÃO PROTEGE contra as infeções sexualmente transmissíveis
Deve ser sempre associada a preservativo masculino
Autora: Sara Passos Silva
Serviço de Ginecologia e Obstetrícia
Comments